« Home | DEFINIÇÃO DE ANIMAÇÃO SOCIOEDUCATIVA ( OU SOCIOCUL... » | Das personagens falta apresentar a personagem dese... » | PERSONAGENS - RAQUEL ( ACTRIZ - JOANA EDUARDA )Tra... » | PERSONAGENS : ANA MARIA ( ACTRIZ - ANA DURÃO )Traç... » | IMAGEM : ESFERA LÍQUIDAO Logotipo do Filme encontr... » | SITE OFICIAL - NOVOS DESENVOLVIMENTOSEm breve esp... » | O SNEAK PREVIEW :Em breve estará disponível o PREV... » | PROBLEMAS COM OS COMMENTS :Devido a um alojamento ... » | TEMPLATE DO BLOG - NOVOS DESENVOLVIMENTOSEste post... » | UPDTATE MUSICALFruto do incansável esforço do Toni... »

F.A.Q DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL


Este assunto já foi assinalado anteriormente, mas consideramos importante que novamente se apresente a ambiência geral desta dinâmica específica.


É nossa intenção, apresentar no site oficial do filme ( que se encontra em desenvolvimento ) uma F.A.Q quer de Animação quer do Animador.


Neste post específico encontramo-nos abertos às vossas sugestões, opiniões, partilhas, referentes ao que deve ser colocado e desenvolvido na área das PERGUNTAS FREQUENTES sobre ANIMAÇÃO.


O que é que as pessoas necessitam de saber, quais os parâmetros indispensáveis para uma boa compreensão e identificação com esta realidade específica. Quais os seus objectivos, áreas de actuação, em que é que esta se distingue das demais.


Tudo isso serão tópicos a título de exemplo. Contamos com a vossa criatividade e experiência para nos ajudarem nesta tarefa que a todos os animadores e animadoras diz respeito, e que, elaborada de forma consciente, poderá abrir novos caminhos ou mudar perspectivas.


Obrigado a tod@s




|

Olá a todos!

Ao ler este post surgiu-me uma série de questões que julgo serem essenciais na compreensão da temática em causa. Definir a animação e os conteúdos funcionais associados aos profissionais desta é uma discussão que já dura há quase 30 anos. É uma porfia necessária mas que por si só não chega. No meu humilde entendimento devemos abraçar algumas questiúnculas determinantes:

1. Quais os benefícios dos projectos de Animação, nas suas diversas dimensões (social, cultural e educativa), para o desenvolvimento comunitário?
2. O que ganha uma instituição em ter um técnico de animação (independentemente de ser um técnico superior ou profissional) e outra em ter um animador vocacional e sem formação específica na área? Quais as diferenças e semelhanças?
3. Os projectos de animação que se desenvolvem em Portugal são realmente projectos voltados para a mudança social, cultural e educativa, ou são projectos ? na sua maioria ? concentrados na ?ocupação? dos tempos livres no seu sentido mais lato?
4. As instituições têm conhecimento de que existe um Estatuto que regula a carreira do Animador Sociocultural? De que existe um Estatuto que o Ministério da Educação faz questão em incluir nos manuais de docência do 12.º ano? Porque não têm conhecimento disso? Porque não se regulam por ele?
5. Quantos profissionais de animação existem em Portugal e para que mercado?
6. Que alterações trouxe o Processo de Bolonha para os Cursos Superiores de Animação? Porque continuam com designações diferentes e disciplinas de raiz diferentes?
7. etc..

Torna-se necessário e urgente enfrentar de frente e em conjunto estas questões dando-lhe respostas concretas.

Parabéns pelo blog.

Carlos Costa
(www.apdasc.com)

Enviar um comentário